Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : ESTILO DE VIDA [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 4 [refinar]
Mostrando: 1 .. 4   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 4 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7059
Autor:Baricca, Ana Maria
Título:Vivendo e crescendo com HIV/Aids Living and growing-up with HIV/Aids-
Fonte:São Paulo; s.n; 2005. 123 p. ilus, tab.
Tese:Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:Este trabalho tem como objetivo compreender como é para o jovem, viver e crescer com HIV/aids. Participaram desse estudo seis jovens, de 13 a 17 anos de idade, contaminados pelo HIV por transmissão vertical, usuários do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e de uma Organização Não-Governamental que atua junto à pessoas soropositivas. O material de estudo consistiu em relatos de experiências obtidos por meio de entrevista aberta, contendo algumas questões norteadoras para facilitar a manutenção do foco de interesse desta pesquisa. Para a compreensão da forma de ser desses jovens, optei por realizar uma reflexão com olhar, fenomenológico, concentrando, portanto minha atenção no significado de suas vivências. Da leitura dos seis relatos foram extraídos temas que, no conjunto, retratam como é o viver-com-aids para esses jovens. A maioria traz a angústia de morte como uma constante no processo de doença e, ainda, medo de serem rejeitados por amigos e/ou parceiros(as) ao revelarem seus diagnósticos. Este estudo fornece, ainda subsídios para (re)pensar e (re)definir formas de intervenções que visem o enfraquecimento de atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação aos portadores de HIV/aids, pois enquanto estes lutam para (re)construir suas vidas com a doença, a sociedade insiste em mostrar-lhes que estão mortos (AU).
Descritores:Adolescente
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Transmissão Vertical de Doença
Preconceito
Estilo de Vida
Infecções por HIV/psicol
Limites:Masculino
Feminino
Adolescente
Humano
Meio Eletrônico:http://ses.sp.homolog.bvs.br/lildbi/docsonline/get...
Localização:BR1310.1; Formato eletrônico


  2 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:5330
Autor:ZENEVICZ, Leoni; FERNANDES, Francisco Cortes.
Título:Sexualidade do adolescente e DST/Aids: conhecimentos, atitudes e praticas em escolares de Concordia, SC / Adolescent Sexuality and STD (Sexually Transmitted Diseases)/AIDS: Knowldge, atittude and practice of students from Concordia-SC
Fonte:J. bras. aids;7(5):231-237, set.-out.2006. tab, graf.
Resumo:A adolescencia e uma fase do desenvolvimento humano, na qual, geralmente, ocorre a primeira relacao sexual. Esta pode trazer complexas consequencias, por isso o uso do preservativo e de fundamental importancia, pois as DST´S/AIDS(Doencas Sexualmente Transmissiveis/Sindrome da Imunodeficiencia Humana Adquirida) tem atingido muitos jovens tornado-se u serio problema de saude publica. Nesse contexto, buscamos conhecer as praticas sexuais dos adolescentes sob tres dimensoes: a primeira e a ultima relacao sexual, o parceiro e o uso do preservativo. Os dados foram obtidos atraves de um estudo transversal descritivo realizado nas escolas da cidade de Concordia-SC, de junho a agosto de 1999, nos periodos matutino, vespertino e noturno. A amostra constou de 1720 adolescentes de 14 a 19 anos, sendo utilizado um questionario auto-aplicado e anonimo. A analise dos dados foi realizada atraves do programa EPI-INFO. Entre os resultados obtidos, observamos a nao utilizacao do preservativo pela maioria dos adolescentes, apesar de conhecer a importancia de sua utilizacao, ocorrendo uma incoerencia entre o conhecimento e a utilizacao, fato que afeta a qualidade de vida dos mesmos.
Descritores:Sexualidade
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prev
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/transm
Estilo de Vida
Limites:Humano
Adolescente
Localização:BR1310.1


  3 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id:1191
Autor:LILIA CRISTINA MACEDO FREIRE; FREIRE
Título:ASPECTOS CLINICOS DE PACIENTES COM A SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA ASSISTIDOS NO DOMICILIO ..-
Fonte:RECIFE; s.n; 2000. 89 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO para obtenção do grau de MESTRE EM MEDICINA.
Resumo:ENTRE AGOSTO DE 95 E AGOSTO DE 1999, ESTUDARAM-SE 50 PACIENTES ADULTOS COM A AIDS, COM DIAGNOSTICO CONFIRMADO POR ANALISES SOROLOGICAS DE ANTICORPOS ANTIVIRUS DA IMUNODEFICIENCIA HUMANA, DO GRUPO IV DA CLASSIFICACAO DO CENTERS FOR DISEASE CONTROL, ADMITIDOS NO SERVICO DE DOENCAS INFECCIOSAS E PARASITARIAS DO HOSPITALDAS CLINICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, EM REGIME DE ASSISTENCIA DOMICILIAR. COM A FINALIDADE DE AVALIAR A EVOLUCAO CLINICA E CONDICOES DE SAUDE DOS PACIENTES ASSISTIDOS NO DOMICILIO, FORAM OBSERVADOS TRES INDICADORES: (A) O INDICE DE KARNOFSKY; (B) A CONTAGEM DE LINFOCITOS T AUXILIARES; E (C) O NUMERO TOTAL DE DOENCAS APRESENTADAS. TODOS OS PACIENTES FORAM ACOMPANHADOS POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO DOMICILIO, COM EXAMES CLINICOS E LABORATORIAIS. A INSTITUICAO DE TERAPEUTICA ESPECIFICA ESTAVA CONFORME INDICACAO CLINICA, DURANTE A ASSISTENCIA DOMICILIAR..
Descritores:PACIENTES
CONDICOES DA SAUDE
EVOLUCAO DA SAUDE
SAUDE
CARACTERIZACAO DA AMOSTRA
RESULTADOS
COMPROMISSO ETICO
ANALISE ESTATISTICA
AVALIACAO LABORATORIAL
REVISAO DE PRONTUARIOS
COLETA
PROCEDIMENTOS
ESTILO DE VIDA
SOCIAIS
DEMOGRAFICAS
VARIAVEIS
POPULACAO
PARASITARIAS
DOENCAS INFECCIOSAS
ASSISTENCIA DOMICILIAR
DOMICILIO
AIDS
ASPECTOS CLINICOS
ADT
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADULTO
Localização:T0153; BR1310.1


  4 / 4 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Id:981
Autor:SELMA LIMA DA SILVA; SELMA
Título:MULHERES DA LUZ: UMA ETNOGRAFIA DOS USOS E PRESERVACAO NO USO DO CRACK ..-
Fonte:SAO PAULO; s.n; 2000. 105 p. MAPAS.
Tese:Apresentada a DEPARTAMENTO DE PRATICAS DE SAUDE PUBLICA DA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO para obtenção do grau de MESTRADO.
Resumo:OBJETIVO: CONHECER AS RELACOES QUE SE ESTABELECERAM ENTRE A PRATICA DA CHAMADA BAIXA PROSTITUICAO FEMININA E A PRATICA DO USO DE CRACK NO LOCAL CONHECIDO COMO CRAKOLANDIA, NA REGIAO DA LUZ, ZONA CENTRAL DA CIDADE DE SAO PAULO, NO PASSADO CONHECIDA COMO "BOCA DO LIXO". METODOS. REALIZOU-SE PESQUISA ETNOGRAFICA JUNTO A MULHERES QUE FREQUENTAM E/OU FAZEM PROGRAMAS NA REGIAO, OBSERVANDO AS RELACOES ENTRE AS PRATICAS DA PROSTITUICAO E DO USO DO "CRACK". RESULTADOS: A ENTRADA DO CRACK OCASIONA CONFLITOS ENTRE AS MULHERES QUE SE PROSTITUEM E O UTILIZAM E AS NAO USUARIAS, PELO FATO DE COBRAREM MENOS PELO PRECO DOS PROGRAMAS. EXISTE UMA MAIOR EXPOSICAO PARA OS PROBLEMAS DE SAUDE EM ESPECIAL PARA AS DSTS/AIDS, OCASIONADOS NAO SO PELO USO DO "CRACK", MAS TAMBEM PELA SITUACAO DE POBREZA E CRENCAS DO QUE SEJA SER SAUDAVEL. CONTUDO, OBSERVOU-SE QUE AS MULHERES USUARIAS DO CRACK SE VALEM DE ESTRATEGIAS PARA O CONTROLE DO USO E CUIDADOS COM O CORPO. CONCLUSAO: VERIFICOU-SE QUE O CONSUMO DO "CRACK" MAIS QUE UMA ADESAO A UMA SUBSTANCIA E UMA ADESAO A UMA FORMA DE VIVER NO CIRCUITO DA RUA, TAMBEM OBSERVOU-SE A EXISTENCIA DE ALGUMAS FORMAS - MESMO QUE INCIPIENTE - DE CUIDADOS COM A SAUDE E O CORPO DENTRO DESSE ESTILO DE VIDA. DIANTE DISTO, PROPOE-SE UMA FORMA DE ATUACAO MAIS EFETIVA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DESSAS MULHERES, ATRAVES DE ESTRATEGIAS QUE ELAS MESMAS JA DESENVOLVEM, TRABALHANDO NUMA PERSPECTIVA DE REDUCAO DE DANOS PARA O CONSUMO DE "CRACK"..
Descritores:REDUCAO DE DANOS
AUTO-CUIDADOS
ESTIGMACAO
ESTILO DE VIDA
CORPO
CUIDADOS
CRENCAS
POBREZA
IMAGENS SOBRE AIDS
AIDS
DST
CONFLITOS
RESULTADOS
ESPACO URBANO
BOCA DO LIXO
CRACKOLANDIA
TRAFICO
CONTROLE DO USO
EFEITO NAO DESEJADO
A NOIA
HABITOS
DROGAS
PROSTITUICAO
COCAINA
CRACK
Limites:HUMANO
MASCULINO
FEMININO
ADOLESCENCIA
ADULTO
Localização:T0121; BR1310.1



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information